LINKS DO PATRIMÔNIO

A idéia desta parte do Blog da Estação é divulgar ações e parceiros, especialmente os que estão na nossa região, que vem desenvolvendo um trabalho interessante no campo da preservação e do debate em torno da memória e da importância da cultura. Divulgamos aqui também links para instituições que desenvolvem projetos no campo do patrimônio e podem auxiliar os atores locais na construção de novos projetos ou fortalecimento de outros já existentes, seja por sua produção ou ainda por possíveis parcerias. 

Pois bem, trata-se de uma lista orgânica e eternamente em desenvolvimento. Tal qual a sede da casa do Patrimônio (futuramente em São Pedro da Aldeia), pretende-se que o Blog da Estação seja um grande catalizador de parcerias e possa servir de elo entre atores sociais na construção de projetos.

Quer sugerir um link? Pois bem, apresente-os e mande pra gente (acesse os endereços dos autores clicando aqui)!

Então aí vai:

- IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)
Instituição do governo federal encarregada de promover e coordenar o processo de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro para fortalecer identidades, garantir o direito à memória e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país.

- Blog da Educação Patrimonial
Blog dedicado à divulgar as ações nos mais diversos cantos do Brasil no campo da Educação Patrimonial.

- Programa Monumenta
O Monumenta é um programa estratégico do Ministério da Cultura. Seu conceito é inovador e procura conjugar recuperação e preservação do patrimônio histórico com desenvolvimento econômico e social. Ele atua em cidades históricas protegidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Sua proposta é de agir de forma integrada em cada um desses locais, promovendo obras de restauração e recuperação dos bens tombados e edificações localizadas nas áreas de projeto. Além de atividades de capacitação de mão-de-obra especializada em restauro, formação de agentes locais de cultura e turismo, promoção de atividades econômicas e programas educativos.

- Associação Cultural TRIBAL . Cabo Frio/RJ, Brasil
Criada em 7 de dezembro de 2003, na cidade de Cabo Frio, a TRIBAL é formada por artistas de diversas áreas que resolveram unir suas forças para concretizar idéias, realizar projetos, formar platéias, mostrar valores culturais e transformar a política cultural da nossa cidade através de um Fórum de Cultura, de um Conselho de Cultura e de um Fundo Municipal de Cultura. Dança, literatura, música, teatro, fotografia, cinema, ciranda, jongo, artes plásticas, teatro de marionetes, ... esta é a TribAL. Agora nós somos um PONTO DE CULTURA aprovados pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e pelo Ministério da Cultura do Governo Federal.

- Instituto Cultural Carlos Scliar
O Instituto Cultural Carlos Scliar nasceu com inspiração no espírito generoso de seu patrono, o pintor carlos Scliar, tendo como objetivos: preservar a memória artística, inserindo um espaço apropriado para cultuar, produzir e expor obras, fatos e feitos culturais marcantes; dar acesso à população aos acervos bibliográfico, pictórico e documental; oferecer cursos técnicos, formando mão-de-obra especializada de suporte às artes plásticas. Com sua sede instalada em Cabo Frio(RJ) desde 2001, o Instituto abriga a maior parte do acervo do artista. A Casa-Ateliê é um verdadeiro museu vivo, aberto à visitação -  propulsor da Cultura junto à população local. Ao lado da Casa-Ateliê  funciona a Oficina-Escola, que oferece cursos de arte com papel:  Scliar sempre defendeu que não se forma artistas, mas pode-se ensinar técnicas.


Observatório Ambiental HumanoMar
É um dispositivo de monitoramento popular das transformações socioambientais. O principal objetivo do Observatório é criar instrumentos de empoderamento das sociedades civis locais ao dar aos moradores condições de observar, regular e gerir o ambiente do qual fazem parte. Através do monitoramento ambiental popular, os monitores do Observatório acompanham e documentam os processos e conflitos ambientais relevantes para a sua região. O Observatório se torna referência de espaço social de aprendizado e inclusão para as comunidades locais.


- Fundação Cultural de Quissamã
Fundação Municipal criada em 2008 na Cidade de Quissamã, tendo como intuito trabalhar a cultura e o patrimônio em seus mais diversos campos.
Email:   fcultura.quissama@gmail.com
Avn. Amílcar Pereira da Silva,727
Piteiras, Quissamã
RJ, Brasil 28.735-000
Telefone(s):  (22) 2768 -1105
Fax:  (22) 2768-9450


- Fundação Cultural de Casimiro de Abreu
Criada oficialmente em 26 de junho de 2000, é responsável pela pasta da cultura no município, incluindo planejamento, fomento e execução. Tem ainda atribuições sobre o patrimônio histórico material e imaterial.
Links relacionados:
- Site Visite Casimiro de Abreu: site desenvolvido pela Fundação para divulgar roteiros e bens culturais de Casimiro. Traz ainda dicas de hospedagem, alimentação e serviços na cidade.
- Contatos: Praça Lúcio André, s/n, centro, Casimiro de Abreu, CEP 28860-000,
   - Telefone 2778 1212
   - e-mail: cultura@culturacasimiro.rj.gov.br
   - Contatos: Vaninho: vaninho6@yahoo.com.br  e  Renata: renatazevedolima@yahoo.com.br


- Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia






Endereço: Avenida Francisco Coelho Pereira nº 255 – Centro – São Pedro da Aldeia – CEP: 28.940-000
Contatos:
- Telefone Secretaria de Cultura: 022-26276061
- email: Alexandre Minatelli (Diretor artístico): minatellimmr@hotmail.com
- Cine Estação São Pedro (Programação): Thiago Aguiar: thiagoprodmusic@hotmail.com




- Prefeitura Municipal de Cabo Frio - Secretaria de Governo - Departamento de Captação de Recursos






Criado em Janeiro de 2009, o Departamento de Captação e Gestão de Recursos está ligado diretamente à Secretaria de Governo. 








O Departamento foi criado com o objetivo de ampliar a área de atuação da Prefeitura através da captação de recursos públicos e privados, assim como, promover capacitação interna para gestão e elaboração de projetos.










- Endereço da sede da instituição: Praça Tiradentes, S/N, Centro - Cabo Frio CEP 28906-200, telefone (22) 2645.5563 e-mail: projetospmcf@hotmail.com 
Nome dos contatos responsáveis : 



Cláudia Magalhães (projetospmcf@hotmail.com), 



Cecilia Linhares (






projetospmcfcecilialinhares@hotmail.com)







BLOG DA FAZENDA CAMPOS NOVOS


O objetivo é interagir com aqueles que se interessam pela história da Fazenda, mas sobretudo, com os que querem a restauração deste patrimônio.  
O projeto é inicial, aos poucos iremos inserindo informações, aqueles que tiverem algo para postar relacionado a Campos Novos é só nos enviar, participem e contribuam. 


Beto Nogueira
Secretário de Agricultura e Abastecimento de Cabo Frio
Tel. 22 - 2625 6162 - 8813 7950



Blog da Casa do Patrimônio de Iguape
http://casadopatrimoniovaledoribeira.wordpress.com/