domingo, 1 de janeiro de 2012

ECOCINE - Casa Scliar


FILMES INDÍGENAS - CASA SCLIAR ÀS 18H
Rua Marechal Floriano, 253 e 265 – São Bento – Cabo Frio
(22) 2643-0562 / Fax: (22) 2643-1295



06 de Junho (Quarta-Feira)

Cheiro de Pequi - 2006
Direção: Imbé Gikegü
Curta

“Ligando o Passado ao presente os realizadores kuijuro contam uma história de perigos e prazeres de sexo e traição, onde homens e mulheres, beija-flores e jacarés constroem um mundo comum.”

O Dia em que a Lua Menstruou - 2004
Direção: Nguné Elü
Curta

“Durante uma oficina de vídeo na aldeia Kuikuro, no alto Xingu, ocorre um eclipse. De repente, tudo muda. Os animais se transformam. O sangue pinga do céu como chuva. É preciso cantar e dançar.”

07 de Junho (Quinta-feira)

O Amendoim da Cutia - 2005
Direção: Kiarã Yo Sãty
Longa

“O cotidiano da aldeia Paraná, na colheta do amendoim, apresentado por um jovem professor, uma mulher pajé e o chefe da aldeia, numa mescla da tradição e modernidade.”

08/06 (Sexta-feira)

Ãgtux - 2005
Direção: Tania Anaya
Curta

“A etnia Maxakali habita o vale do Murcuri, em Minas Gerais. Dono de um notável refinado plástico e sonoro, os maxakalis vivem sob uma sombra de miséria amplamente pela mídia. O filme busca o que falta nas notícias: a riqueza dos grafismos, da língua e da vida cotidiana. Ãgtux significa ‘contar histórias’.”


Jornada Kamayurá - 1966
Direção: Heinz Forthmann
Curta

“No alto Xingu, próximo à Lagoa de Ipaivu, vivem os índios da tribo Kamayurá. Pela Manhça, os homens vão à caça, as meninas colhem frutos e os meninos pegam gafanhotos. À tarde, os homens dedicam-se à cultura do algodão, observados pelos meninos. As mulheres reservam a maior parte do tempo aos cuidados da família. Ao entardecer trocam impressões sobre o dia. À noitinha tocam flauta, cantam e dançam. Um dia na vida cordial e bem humorada dos kamayurá.”

09 de Junho (Sábado)

Novos Tempos - 2006
Direção: Xinã Bena
Longa

“Dia-a-dia da aldeia Huni Kui de São Joaquim, no estado do Acre. Augustinho, Pajé e patriarca da aldeia, sua mulher e seu sogro, relembram o cativeiro nos seringais e festejam os novos tempos. Agora, com as terras demarcadas, eles podem ensinar suas tradições.”

10 de Junho (Domingo)

A Iniciação do Jovem Xavante – 1999
Direção: Wapté Mhnõnõ
Longa

“Wapté Mnhõnõ, o ritual de iniciação do guerreiro Xavante, exige força, paciência e disciplina dos meninos e toda a atenção da aldeia. No final, a furação de orelha sacramenta a sua passagem para a vida adulta. Quatro cineastas Xavante e um Suyá realizam esta produção.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário